quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ficha de inscrição

LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO PARA A PRIMEIRA
 FACULDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PAULISTA – FEIP

Data: 07/08/2010

Esse evento tem por objetivo dar visibilidade à iniciati­va pioneira que abre perspectivas para uma formação profissional e intelectual dos portadores de necessida­des especiais, embasadas nos conceitos de diversidade e inclusão.
Só teremos uma sociedade verdadeiramente justa, quando forem superados estigmas e estereótipos; dan­do-se oportunidade para todos.
Prof. Saulo Cesar da Silva

Hora: 08h às 12h

Tel.: 11.4618-0745
Fax: 11.4618-4365
Email do contato:
mdabrius@eventiva.com.br
Debate:
Profª.Dra Cecília Moura
Especialista na área de surdez.
Rosangela Barqueiro
Laramara Associação Brasileira de assistência ao deficiente visual para deficientes visuais.
Cleonice Machado de Pelegrine
Representante do MEC - Ministério de Educação e Cultura.

NOME:
INTITUIÇÃO:
ENDEREÇO:
TEL.:
Email.:
Possui alguma limitação:
Para remover seu nome da lista de endereçamento, clique aqui.
Perguntas ou comentários? Envie um email para mdabrius@eventiva.com.br         

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A VEREADORA MARA GABRILLI APOIA NOSSO PROJETO

Evento de lançamento do projeto da 1ª Faculdade de Educação Inclusiva do BrasilPDFImprimirE-mail
Seg, 05 de Julho de 2010 18:05
Ocorrerá no dia 07 de agosto  de 2010 o lançamento oficial do projeto para a criação da primeira Faculdade de Educação Inclusiva do Brasil – (Faculdade de Educação Inclusiva Paulista – FEIP). O evento acontecerá no Parque Rizzo, próximo ao centro da cidade de Embu das Artes, das 8 h 00 às 12 horas com o patrocínio da Prefeitura.
Trata-se de um projeto inovador que chama a atenção não apenas da comunidade acadêmica, mas de grande parte da sociedade que está comprometida com a inclusão social. Essa proposta vem preencher uma lacuna na formação e capacitação de novos profissionais para trabalharem em cenário de diversidade, além de oportunizar fóruns para o exercício pleno da cidadania.
O projeto encontra o apoio de várias autoridades que representam diferentes segmentos sociais no Brasil e no exterior. Dentre alguns  nomes,  podem-se destacar: Eduardo   Suplicy, Senador da República, Mara Siaulys, presidente da Laramara, Mara Gabrilli, Vereadora pela cidade de  São Paulo, Cláudia Cotes, site Vez da Voz, Ângela Couret,  Presidente de la Fundación Paso a Paso da Venezuela e Gustavo Alberto Hincapié Corrales, Diretor da Corporación Discapacidad Colômbia.

Saimos no blog do Andrei Bastos

Prezado Andrei, agradeço a força na divulgação do evento


http://blog.andrei.bastos.nom.br/2010/07/29/faculdade-de-educacao-inclusiva/

Faculdade de Educação Inclusiva

Lançamento do projeto da primeira Faculdade de Educação Inclusiva do Brasil
Ocorrerá no dia 7 de agosto de 2010 o lançamento oficial do projeto para a criação da primeira Faculdade de Educação Inclusiva do Brasil (Faculdade de Educação Inclusiva Paulista – FEIP). O evento acontecerá no Parque Rizzo, próximo ao centro da cidade de Embu das Artes, das 8h às 12h, com o patrocínio da Prefeitura.
Trata-se de um projeto inovador, que chama a atenção não apenas da comunidade acadêmica, mas de grande parte da sociedade que está comprometida com a inclusão social. Essa proposta vem preencher uma lacuna na formação e capacitação de novos profissionais para trabalharem em cenário de diversidade, além de oportunizar fóruns para o exercício pleno da cidadania.
O projeto encontra o apoio de várias autoridades que representam diferentes segmentos sociais no Brasil e no exterior. Dentre alguns nomes, pode-se destacar: Eduardo Suplicy, Senador da República, Mara Siaulys, presidente da Laramara, Mara Gabrilli, Vereadora pela cidade de São Paulo, Cláudia Cotes, site Vez da Voz, Ângela Couret, Presidente de la Fundación Paso a Paso da Venezuela e Gustavo Alberto Hincapié Corrales, Diretor da Corporación Discapacidad Colômbia.
Na primeira parte do evento serão apresentados vídeos temáticos e a mesa redonda: “Desafios para o Brasil na perspectiva da educação inclusiva”. Na segunda parte, serão oferecidas oficinas a respeito desse tema.
Durante toda a programação, estandes estarão oferecendo, a preços acessíveis, publicações e produtos relacionados com educação e inclusão para todos os interessados.
PATROCÍNIO
Prefeitura da cidade de Embu das Artes
APOIO
Discapacidad Colombia, Laramara, Paso a Paso, Redem, Vez da Voz
Links relacionados:

Transmissão pela internet

Prezados Amigos, 


Para aqueles que não puderem ir ao evento, uma boa sugestão: teremos transmissão pela internet, sem qualquer custo.


O site será o http://pt-br.justin.tv


Aguardem mais informações. 


Obrigado

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Temos a simpatia de colaboradores da UNESCO

 

Amigos, ainda informalmente gostaria de compartilhar com vocês trecho de uma correspondência que troquei com o Prof. Ricardo Operti, da UNESCO,  que se mostrou muito interessado nessa nossa iniciativa.
 
Estimado Profesor Saulo:
 Un gusto de comunicarme con Usted. Mucho agradecemos a nuestra querida amiga Denise de ponernos en contacto. Lo felicito por la iniciativa. Le propongo que intercambiemos sobre que tipo de cooperación podemos establecer, y en particular saber vuestras expectativas. El tema de la formación y el desarrollo de capacidades constituyen aspectos claves del abordaje de la educación inclusiva que impulsamos.     
Nos mantenemos en contacto.
Un abrazo
Renato
Renato OPERTTI
Coordinator of the Capacity Building Programme
International Bureau of Education (IBE-UNESCO)

Documentos de interés - GTD - PREAL

Estimadas y estimados colegas del GTD – PREAL :
En esta oportunidad compartimos con Uds. documentos y artículos enviados por algunos de nuestros miembros.  
·         Lea Vezub nos acercó el documento “El desarrollo profesional docente centrado en la escuela. Concepciones, políticas y experiencias”, elaborado el año pasado en base al análisis de 5 casos  y publicado en el sitio web de IIPE – UNESCO. Además, en ese mismo sitio, se encuentran accesibles documentos de otros miembros de la red como Alejandro Morduchowicz, Flavia Terigi, Margarita Poggi e Inés Aguerrondo. Para acceder a los  documentos, visite:


·         Saulo César da Silva, Docente de la Facultad de Sumaré e Integrante del Grupo de Pesquisas ILCAE de la Pontifica Universidad Católica de San Pablo, nos hizo llegar  un artículo que analiza la situación de la educación superior de Brasil desde una perspectiva de “educación para todos”. Para acceder a ese artículo haga click aquí.

Con la seguridad que los documentos, les resultarán de interés.
Saludos cordiales,
Grupo de Trabajo sobre Desarrollo Profesional Docente de PREAL
Universidad ORT
Br. España 2633, CP. 11200
Montevideo- Uruguay
Tel: (598) 2 707 18 06, int. 178
gtd_preal@ort.edu.uy
gtdpreal@gmail.com

Educação Inclusiva no ensino superior: o que fazer?



Amigos, permítanme compartir un artículo que escribí en el boletín informativo REDEM:





            Por: Saulo César da Silva  
            Miembro Consultor REDEM en Brasil 



Muito se tem discutido a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do Brasil.  Recentemente, o MEC lançou diversas campanhas para esclarecer e informar a sociedade a respeito desse novo paradigma: a Educação Inclusiva, baseada no conceito de Escola para Todos. 

Mudanças significativas já podem ser observadas como, por exemplo, a oferta de cursos para a capacitação de professores, adaptação curricular, arquitetônica entre outras conquistas. 

Porém, nesse processo de consolidação cidadã, alguns pontos ainda requerem  atenção, remetendo-nos a diferentes reflexões. Nessa perspectiva, pode-se questionar: como está o processo de inclusão do aluno universitário com necessidades educacionais especiais?
Esse tema, embora fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade verdadeiramente justa, ainda se restringe a fóruns específicos, deixando as mídias mais populares de fora e consequentemente o grande público. 

No atual contexto, onde cidadania, ética e respeito ao outro tornaram-se a tônica das políticas de desenvolvimento de uma economia socialmente responsável, a Universidade surge como sujeito de sua própria história, na qual o conhecimento  deverá ser participativo e transformador. 

Saiu na Venezuela

A Fundação Paso a Paso está contribuindo para a divulgação do nosso evento.
Leia o texto abaixo ou confira no seguinte endereço:

http://www.pasoapaso.com.ve/CMS/

El próximo 7 de agosto tendrá lugar el lanzamiento oficial de la primera Escuela de Educación Inclusiva en Brasil – Facultade de Educacao Inclusiva Paulista (FEIP), la cual iniciará operaciones en la ciudad de Embu das Artes; Estado de São Paulo.

Se trata de una propuesta innovadora que busca la creación de un espacio para la formación de profesionales comprometidos con la inclusión en sus más diversos matices sociales. Es así que la Facultad de Educación Inclusiva Paulista busca convertirse en un centro universitario de referencia académica y en un espacio de ejercicio ciudadano. Asimismo, aspira ser un espacio público para discutir la inclusión en Brasil y América Latina desde diversos enfoques.

En su primera etapa de actividades la FEIP formará (carreras de pregrado) profesores y profesionales en el áreas de Pedagogía  y Turística para trabajar con criterios de atención a la diversidad. A medida que el proyecto crezca, se incorporarán otras áreas del conocimiento.

El proyecto ha encontrado el apoyo de numerosas personalidades e instituciones que representan diferentes segmentos sociales en Brasil y en el extranjero. Fundación Paso-a-Paso se suma a esta iniciativa convirtiéndose en aliado del proyecto y potenciando su red informativa latinoamericana para la difusión de debates, investigaciones y experiencias.

PROGRAMAÇÃO

 
Embu, 07 de agosto de 2010.



8h às 8h30
Wellcome coffe


8h30
Abertura realizada pelo Exmo. Sr. Pref. Chico Brito, convida o Pr. João Rocha Santos (pastor da Igreja Universal do Reino de Deus da cidade de Campinas), para orar
8h40
Hino Nacional
8h50
Palavra do Exmo. Sr. Senador da República Eduardo Suplicy.
8h50 às 9h20
Secretária de Educação do Município de Cidade de Embu: Profª. Rosimary Mendes de Matos e a apresentação do projeto pelo Prof. Dr. Saulo César da Silva
9h20 às 9h45
Serão apresentados vídeos das seguintes  instituições: Ângela Couret – Fundación Paso a Paso da Venezuela - http://www.pasoapaso.com.ve/CMS/ ; Gustavo Alberto Hincapié Corrales – Corporacion Discapacidad da Colômbia - http://discapacidadcolombia.com/ ; Laramara http://www.laramara.org.br ; Rede Educativa Mundial – REDEM – Peru http://www.redem.org e Vez da Voz http://www.vezdavoz.com.br/2vrs/index.php.
9h45 às 10h45
Mesa redonda
10h45 às 11h
Intervalo
11h às 12h
Oficinas
12h às 12h10
Encerramento

Estamos de volta

Prezados Amigos, após uma breve interrupção, por motivos de saúde, retornamos ao nosso blog para orientá-los melhor a respeito de como se inscrever para o evento do dia 07 de agosto, próximo.
Nossa Coordenadora de evento, Maria Helena, poderá receber as suas inscrições.
Para isso, escreva para o seguinte endereço: info@dabrius.com.br
Deixo meu abraço

Prof. Saulo César