|
Uma proposta inovadora que objetiva a criação de um espaço para a formação de profissionais comprometidos com inclusão nos mais diferentes matizes sociais.
sexta-feira, 23 de março de 2012
CURSO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROMOÇÃO DA SEMANA
Adicione cursos@psicopedagogavaleria.com.br aos seus endereços para receber sempre os e-mails desta lista
Se você não está conseguindo ver o conteúdo deste email acesse a versão alternativa.
CURSO ONLINE: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- 180 horas
DE: R$ 310,00 POR: R$ 287,00
ALÉM DO DESCONTO OFERECIDO ACIMA, CONCEDEMOS CUPOM DE DESCONTO ESPECIAL PARA GRUPOS ACIMA DE 5 PESSOAS, SOLICITE ENCAMINHANDO-NOS ESTE E-MAIL.
VÁLIDO ATÉ O DIA 07 DE ABRIL
INÍCIO IMEDIATO
Após a inscrição pelo site:www.psicopedagogavaleria.com.br, o participante recebe via e-mail a senha de acesso e nome de usuário para entrar no ambiente virtual de estudos e iniciar. Conta-se 90 dias de participação após o primeiro acesso.
TUTORIA
- Angelica Almeida : Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e em Educação Especial e Inclusiva;
- Carla Silva:Pedagoga pela Universidade de Brasília- UnB e Psicopedagoga Clínica e Institucional. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Atendimento aos alunos com DPAC do Centro de Apoio ao Surdo - CAS/DF da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal. Especialista na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na área de Surdez, Informática Educativa e Distúrbio do Processamento Auditivo Central. No Atendimento Curricular Especifico, atua no Acompanhamento Educacional Psicopedagógico, especificamente, na reeducação Pedagógica/Psicopedagógica do Processamento Auditivo Central – PAC;
- Leila Bambino :Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial. Educadora ainda em exercício, atuando em sala de aula na rede Estadual de Educação.
Conteúdo oficina de atendimento especializado 180 horas
DISLEXIA
- cérebro e leitura;
- o que é a dislexia?
- sintomas e sinais;
- as causas;
- as conseqüências;
- os tipos;
- as dificuldades de aprendizagem relacionadas à dislexia
- o diagnóstico da dislexia;
- como identificar o aluno disléxico em sala de aula;
- jovens e adultos disléxicos;
- teste informal;
- legislação;
- a intervenção psicopedagógica na dislexia
- o papel da família;
- a ação interventiva em sala de aula.
- sugestões de livros, filmes e sites sobre o tema
SÍNDROME DE DOWN
- o que é síndrome de down?
- tipos de comprometimentos cromossômicos
- etiologia da síndrome de down
- diagnóstico e técnicas de pré- natal
- nasceu com a síndrome: hora da notícia, reação dos pais
- história da educação especial
- hora de amamentar, algumas dicas
- sugestão de atividades para estimulação precoce
- desenvolvimento das crianças com a síndrome de down
- dificuldades de aprendizagem e estratégias pedagógicas
- construindo uma escola inclusiva
- família e educação
- o jogo como estratégia de ensino
- sugestão de jogos
AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
- atendimento educacional especializado – aee
- a diversidade e a inclusão
- integração e inclusão
- alunos x diversidade
- a familia x nee
- a capacitação do professor
- a educação inclusiva e a legislação brasileira
- parcerias: familia e recursos da comunidade
- psicopedagogia e educação inclusiva
- o perfil do professor inclusivo
- apresentando as deficiências
- adaptações necessárias
-estratégias de sala de aula
- avaliação e intervenção na área de nee
- oficina de jogos
- leitura e escrita
- deficiência visual - deficiência auditiva - deficiência física
- deficiência múltipla
- superdotação
- deficiência mental
- referencial sobre a deficiência intelectual
- transtornos globais do desenvolvimento
- depoimentos de alunos com nee
- depoimento de professores de nee
- indicações de instituições especializadas
- informações da internet sobre trabalhos de aee
DPA
- texto de abertura (esclarecimentos iniciais)
- programa de reeducação pedagógica/psicopedagógica do pac
- processamento auditivo central (comunicação oral e seus mecanismos)
- distúrbio do processamento auditivo central – dpac
- tipo e grau do dpac
- habilidades auditivas
- características de um aluno com dpac
- o que é ouvir
- comportamentos lingüísticos e auditivos esperados por uma criança
- orientação às famílias
- triagem
- anamnese inicial
- reportagem 01
- reportagem 02
-adequações curriculares - atitudes do professor
- dificuldade de aprendizagem
- ausência das habilidades básicas necessárias à alfabetização
a. Imagem corporal
b. Lateralidade
c. Conhecimento de direita e esquerda
d. Orientação espacial
e. Orientação temporal
f. Ritmo
g. Análise-síntese visual e auditiva
h. Habilidades visuais específicas (percepção e discriminação de semelhanças e diferenças, constância de percepção de for ma e tamanho, percepção de figura-fundo, memória visual)
i. Acompanhamento visual
j. Coordenação viso-motora
k. Memória cinestésica
l. Habilidades auditivas específicas
m. Linguagem oral
- métodos de ensino e o distúrbio de aprendizagem
- maturidade para ler e escrever
- fatores emocionais
- consciência fonológica
estilo de aprendizagem
como seu aluno aprende?
Como identificar e potencializar a rota de aprendizagem
lateralidade cruzada
- o que é?
- como interfere no processo de aprendizagem
- intervenções
disgrafia
- o que é?
- como identificar
- intervenções
disortografia
- o que é?
- como identificar
- intervenções
leitura
- tempo de leitura e a aprendizagem
processamento visual
- fatores que interferem na aprendizagem e cognição
memória
- ajudando o aluno a lembrar
ginástica cerebral
PÚBLICO: professores, pais, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais interessados.
CARGA HORÁRIA: 180 hs
CERTIFICADO: emitido via e-mail logo após a conclusão do curso
ATENÇÃO:
TEMOS TAMBÉM ESTE CURSO NA MODALIDADE DE 60 E 120 HORAS
INSCRIÇÕES: www.psicopedagogavaleria.com.br
Contato: cursos@psicopedagogavaleria.com.br
Estou à disposição.
Abraços e um ótimo final de semana,
Psicopedagoga Valéria.
ABPp: 11539
(11) 4485-3310-fixo
(11) 7620-9216 – cel.TIM
Desenvolvimento de T&D
Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link. |
PROGRAMAÇÃO 2012 MAPEAMENTO, AVALIAÇÃO E RET DE TALENTOS INTERNOS 04/04/2012 DESENVOLVIMENTO DE COORDENADORES E ANALISTAS DE T&D 09 e 10/04/2012 OFICINA DE ART 20/04/2012 | TURMA JÁ CONFIRMADA DESENVOLVIMENTO DE COORDENADORES E ANALISTAS DE T&D com Benedito Milioni São Paulo Faça este treinamento com o profissional que é referencia em nível nacional no tema e amplie sua visão e domínios sobre Levantamento e Diagnósticos das Necessidades de Treinamento Planejamento Estratégico e Operacional do Treinamento Orçamentos para os investimentos Medida dos Resultados e identificação do Retorno sobre o Investimento (ROI) Além disso, leve do treinamento pelo menos quatro livros (como e-book) e riquíssimo material de trabalho, como os 75 INSTRUMENTOS DA GESTÃO DE T&D, muito material de consulta e mais todo o conteúdo de 9 congressos nacionais e internacionais. Entre em contato através do e-mail contato@setorh.com.br ou ligue 11- 3224-9963 ou 11- 3338-0460, para maiores informações. Aguardamos seu contato! |
Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais | ||
Indique a um amigo | ||
Não deseja mais receber nossas mensagens? Cancele o recebimento aqui. |
quinta-feira, 22 de março de 2012
Programa facilita a aprendizado musical de cegos, permitindo criar facilmente partituras em Braille.
Pessoal, achei esse programa muito interessante.
Gostaria de repassar a informação.
Saulo
http://www.baixaki.com.br/download/musibraille.htm
Programa facilita a aprendizado musical de cegos, permitindo criar facilmente partituras em Braille.
O ensino de música a cegos é bastante dificultado atualmente por falta de métodos que permitam a criação fácil de partituras utilizando a linguagem Braille. Apesar da técnica para a criação dessas partituras ter sido desenvolvida em 1828, o material disponível ainda é muito escasso, e depende quase exclusivamente da boa vontade de pessoas que possuem visão normal e conhecem a linguagem para cegos.
Os poucos programas disponíveis funcionam de uma forma bastante limitada, apresentando diversos obstáculos tanto para que uma pessoa cega ou não crie um texto musical através do teclado numérico ou interface digital. Levando em conta a realidade brasileira, esses softwares ainda apresentam uma grande barreira no que diz respeito à linguagem e a falta de disseminação de informações de como utilizá-los.
O MusiBraille é um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro que pretende facilitar o aprendizado musical por deficiente visuais, facilitando o acesso à escolas e turmas que muitas vezes impedem sua presença por falta de recursos. O objetivo é capacitar professores para trabalharem com cegos, propiciar o desenvolvimento da autonomia e independência e melhorar as oportunidades no mercado de trabalho.
Fw: CENSO-INCLUSÂO-
âœEsta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor. Grato pela colaboraçãoâ.
DIVULGANDO – MUITO IMPORTANTE
Prezados(as),
Segue informações do Programa CENSO-INCLUSÃO.
Vamos divulgar ao máximo esta importante iniciativa!
Atenciosamente,
Grupo de Trabalho Permanente – GTP
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
(11) 3913-4025 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3913-4025 end_of_the_skype_highlighting / 4026 / 4027
CENSO INCLUSÂO 2012
Participe do Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo
É o primeiro Censo da história da cidade de São Paulo direcionado ás Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Trata-se de uma pesquisa para saber quantas são, onde estão e como vivem as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida residentes no município de São Paulo, visando melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação, lazer, entre outras.
Se você tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, ou conhece alguém que possua, fale sobre o CENSO-INCLUSÃO e ajude São Paulo a ser um lugar melhor para todos!
Participe! É Gratuito!
O Censo-Inclusão acontece de 23 de março a dia 21 de maio de 2012.
Você que é morador da cidade de São Paulo, receberá um formulário em sua residência.
Você também pode:
Responder pela internet : www.censoinclusao.sp.gov.br
Ou retirar seu formulário em uma das 31 subprefeituras.
VOCÊ RESPONDE SÃO PAULO FICA MELHOR
Mais informações:
Mande um e-mail: censoinclusao@prefeitura.sp.gov.br
ou entre em contato através do nosso SAC:
(11) 3913- 4025 / 4026 / 4027 com horário de funcionamento de segunda a sexta das 09h00 às 18h00.
Prefeitura de São Paulo
Acessibilidade e Inclusão
Prefeitura de São Paulo
Acessibilidade e Inclusão
Censo-Inclusão
O que é?
Uma pesquisa para saber quantas são, onde estão e como vivem as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida residentes no município de São Paulo, visando melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação entre outras.
A quem se destina?
As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida residentes n omunicípio de São Paulo, sejam elas crianças (por meio do preenchimento dos pais ou responsáveis), jovens, adultos e idosos. Mas as pessoas sem deficiência ou mobilidade reduzida também podem ajudar, divulgando essa iniciativa para seus familiares, vizinhos, colegas e amigos!
Como participar?
Preenchendo o formulário, que pode ser de duas maneiras:
1) pelo formulário impresso, que chegará por correio à casa de todos os munícipes.
1.a) Após o preenchimento é só entregar nas caixas de correio ou nas agências de correio.
1.b) Não é necessário selar. O envio é GRATUITO.
2) acessando o formulário pelo site www.censoinclusao.sp.gov.br , com recursos de acessibilidade em todas as páginas, que permitem às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida navegarem com segurança e autonomia, incorporando:
*Equivalente textual para informações gráficas para que possa ser lida por software leitor de tela utilizado por pessoas com deficiência visual;
*Possibilidade de aumento de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos;
*Equivalente textual para sons, alertas e vídeos para possibilitar o acesso às pessoas com deficiência auditiva;
*Equivalente em vídeo em Língua de Sinais para textos para possibilitar o acesso às pessoas surdas;
*Clareza, simplicidade e coerência nas funcionalidades e mecanismos de navegação, como campos de formulários e links;
*Redundância de canais, permitindo a navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo;
*Acessibilidade independente da versão do programa ou tipo de browser utilizado.
Observação: Caso exista mais de uma pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na residência, basta retirar o formulário em uma das Subprefeituras ou acessar o formulário no site www.censoinclusao.sp.gov.br.
Qual o período de realização do Censo-Inclusão?
Envio do formulário para as residências: 23 de março de 2012
Devolução do Formulário Impresso preenchido nos correios: 21 de maio de 2012
Preenchimento do formulário no site: de 23 de março a 21 de maio de 2012-03-20 Publicação dos dados no site: dezembro de 2012
Após a entrega do formulário é possível alterar os dados?
Não, uma vez enviado o formulário não pode ser alterado.
Leia atentamente as questões antes de preenche-las.
Qual a utilização dos dados fornecidos n oformulário?
De acordo com o Decreto Municipal 52.241/2011, as informações contidas no Programa Censo-Inclusão terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, objetivando assegurar a confidencialidade e o respeito à privacidade.
Por que é importante participar?
As informações fornecidas no formulário vão ajudar a Prefeitura a conhecer melhor as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo e suas necessidades para desenvolver políticas adequadas.
Qual é o papel do servidor público neste Censo?
Cada um dos servidores municipais tem importância fundamental no sucesso do Censo-Inclusão, pois todos estão em contato direto com os munícipes. Contudo, é preciso ter muita atenção para ajudar o munícipe que tem dúvidas ao preencher o formulário, sem influenciar na resposta dele. Isto porque qualquer intervenção de terceiros na realização da pesquisa pode comprometer os resultados.
Censo Inclusão 2012
Dúvidas
Envie sua pergunta para censoinclusao@prefeitura.sp.gov.br ou ligue para (11) 3913-4025/4026/4027. De segunda a Sexta das 09h00 às 18h00.
________________________________________________________________ "Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor. Grato pela colaboração".
Fw: DIVULGAÇÃO - Inscrições para o curso: Introdução ao Ensino de LP para Surdos
Olá queridos,
Já estão abertas as inscrições para o curso "Introdução ao Ensino de LP para Surdos", na modalidade EAD, pela UNISINOS.
O curso tem início em 14/05, e existem duas opções para horários de chats, às quartas-feiras à noite ou aos sábados de manhã, em dias e horários já definidos.
Você pode saber mais sobre o curso no link http://www.vendovozes.com/p/cursos.html, ou nos documentos anexos a esta mensagem.
Em caso de dúvidas, entre em contato comigo (vanessadagostim@gmail.com).
Para aqueles que já fizeram o curso introdutório e pretendem dar continuidade, no segundo semestre de 2012 será oferecido o curso "Ensino de LP para Surdos: tópicos avançados" (clique aqui para saber mais).
Pedimos ajuda com a divulgação.
Abraço,
--
Vanessa de O. Dagostim Pires
Doutoranda em Linguística Aplicada
Mestre em Linguística Aplicada
Graduada em Letras (Português e Espanhol)
Visite: http://www.vendovozes.com
Fw: Newsletter No. 4 - Lançamento oficial do portal Atitude Inclusão
AtitudeInclusao.com.br - Fazendo a diferença num clique