quinta-feira, 18 de outubro de 2012

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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

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Google 12th Anniversary Presentation Centre,
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Lagos, 25530. Nigeria.

Your email address has been selected as one of the lucky winners in the second batch of the on going Google 12th Anniversary Award as organized by Google Asia branch office in Bangkok, Thailand. Therefore, you have been awarded the sum of Five Hundred Thousand United states Dollars
($500,000.00USD) only.

Email account holders who receive this notification are hereby advised not to neglect this alert, because this is their chance to be part of the favor.
This promotion was set-up to encourage the active usage of the Internet Google Chrome®. Hence we do believe that with your winning prize, you will continue to be active and patronage to the Internet Google Chrome®.

Your winnings can be access by issuing of an Atm card.

Award Reference code:GOOGLE568A009
File number:G245
Atm Code : ATM822

To claim your winning prize kindly contact Llodys Bank Africa which has been mandated to give you cash outs with below details ASAP:
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Customer Care
inqecom011@yahoo.com.hk
Telephone: +2347032256732
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(1) Your Full Names:
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(3) Your Nationality:
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Google Inc is worth over 24 Billion US Dollars with over 20,000 workers worldwide making it the best and most successful online search engine in the world.

NOTE: You are advised to keep your award winning details strictly to yourself and do not share it with any individual or a
firm to avoid confiscation of your award winning prize.

Once again: CONGRATULATIONS!!!
Regards,

Google Management.
Africa, Branch,
Nigeria,Africa.


(C) 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

LEITURA, TEXTO E CONTEXTO

Durante o curso de graduação em Letras, tive a oportunidade de ler o livro: "A importância do ato de ler", de Paulo Freire. 
A partir desse encontro, pude  construir conceitos libertadores  a  respeito da necessidade de se criar um olhar mais crítico sobre a leitura, instrumentalizando-me para a prática democrática da construção de sentidos, inclusive em sala de aula. 
Como resultado dessa experiência, escrevi um artigo que gostaria de compartilhar com todos vocês. 
Nesse dia dos professores, minha homenagem a esse grande educador Paulo Freire que estava muito a frente de seu tempo. Com sua sabedoria, nos ensinou que "a leitura do mundo precede a leitura das palavras".

Um excelente dia dos professores para todos nós. 

Prof. Saulo César Paulino e Silva

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LEITURA, TEXTO E CONTEXTO


Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva


“Uma parte de mim é todo mundo; outra parte é ninguém: mundo sem fundo.Uma parte de mim é multidão; outra parte estranheza e solidão.  Traduzir uma parte noutra parte  - que é uma questão de vida ou morte –  Será arte?”
Ferreira Gullar

            Partindo-se de uma perspectiva fenomenológica, particularmente haidegeriana, a construção do “hic et nunc” (aqui agora) prima pela necessidade de se lançar um novo olhar para o ato de ler, concebendo-o como uma ação libertadora do Ser, reconstrutor de desejos e sentidos. Tradutor de sonhos, vivências e perspectivas.
            Torna-se fundamental a percepção do leitor como agente participador de um processo interativo, (re) descobrindo (- se) no texto e no contexto, sujeito de sua própria história. Se para o poeta, em epígrafe, o traduzir-se humano significa, ainda que subjetivamente, o singular se complementando no plural ou, nas suas palavras: “uma parte de mim é multidão, outra parte estranheza e solidão”, pode-se afirmar que leitor, autor, texto e contexto são fundamentais para a realização do processo interacional-comunicativo.
            Entende-se que um texto é criado a partir da ótica subjetiva do autor, inserido em determinada realidade social. A construção textual é o resultado da trama de relações sócio-cognitivas que irá dinamizar as informações nas memórias de curto e longo prazos desse mesmo autor.
            Por outro lado, o leitor, para compreender e interpretar a mensagem deverá reconstruir sentidos. Ou seja, ele estará, por meio de sua ótica pessoal e também subjetiva, preenchendo o que Umberto Eco (2000) denomina de vazios textuais. Preencher vazios é dinamizar  informações culturais e vivenciais. Por isso um mesmo texto, segundo esse pesquisador, proporciona diferentes interpretações, porém nem todas. O leitor, para ser competente, deverá manter uma linha interpretativa coerente com o assunto proposto.
            Tem-se, assim, autor e leitor intrinsecamente relacionados ou nas palavras  de Barthes (1988): o nascimento do leitor prescinde da morte do autor. Partindo-se dessa premissa, conceitua-se texto como um elo processual interativo entre ambos.
            Por isso torna-se importante observar que, ao se definir texto, não se deverá concebê-lo  como produto pronto e acabado. Deve-se conceituá-lo como processo a ser reconstruído e desvelado. Isso ocorre porque  sem a presença do leitor, Ser/Sujeito, o texto torna-se um amontoado de  letras mortas.
            Abrem-se, dessa forma, novas  portas para o ensino de Língua Portuguesa, especificamente no campo da leitura, objetivando-se priorizar: o leitor,  o autor e o contexto. A perspectiva relacional proporcionada por esses três elementos cria condições para a manifestação fenmenológica desse leitior, contextualizando-o e referencializando-o na sociedade.
            Se no passado teorias apontavam a leitura como uma ação mecanicista, aliendadora na interpretção do código, há que se relevar, hoje, a revisão de tais conceitos. O Sujeito/Leitor não pode ser mais considerado “um vazio” a ser preenchido. A leitura e a interpretação significam muito mais do que a busca de respostas prontas e acabadas. Todo homem sempre tem muito a ensinar e também a aprender, parafreseando Freire (1994) quando afirma que ninguém sabe tudo.
            A visão tradicional e conservadora, definiu que ensinar era ditar conhecimentos. Hoje pode-se afirmar que  ensinar – a ler – é compartilhar conhecimentos, (re)descobrir caminhos, reconhecendo-se que sem sabedoria o homem se torna mera ferramenta de ideologias perversas.
            Portanto caberá ao professor, particularmente de Língua Portuguesa, ser também educador, apresentar ao seu aluno a proposta de uma leitura crítica, caracterizada como instrumento democrático que possa proporcionar a esse Leitor/Sujeito o direito de  exercer sua plena cidadania, o pleno exercício de (o) Ser individual e coletivo.




Referências Bibliográficas


 BARTHES, Roland. A morte do autor. São Paulo:Brasiliense, 1988.

Eco, Umberto. Os limites da interpretação. Tradução: Perola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: cortez, 1994.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. 14ª. Ed.