Língua Brasileira de Sinais * Libras * Libraslândia"- Brasil - 10 anos - Libras
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Antônio Campos de Abreu
http://historiadesurdos.blogspot.com/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17703
Há 10 anos a língua brasileira de sinais promove inclusão
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Category: Notícias do Campus
Created on Tuesday, 24 April 2012 23:19
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Há dez anos a língua brasileira de sinais (libras) passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Passada uma década, observa-se maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas regulares. Dominar a libras permite às pessoas com deficiência auditiva ter maior autonomia, independência social e cidadania.
A política de educação inclusiva, adotada pelo Ministério da Educação, orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, dos serviços de tradução e de interpretação de libras-língua portuguesa e do ensino de libras.
De acordo com Martinha Clarete Dutra, diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, o ensino de libras é parte do processo de organização do sistema de ensino inclusivo. "Para que a educação seja, de fato, um direito de todas as pessoas, é preciso que os sistemas de ensino identifiquem e atendam as especificidades educacionais dos estudantes", disse a diretora.
Para a efetivação da educação bilíngue, o Ministério da Educação desenvolve programas e ações, em parceria com os sistemas de ensino.
O curso de formação inicial de professores em letras-libras, para promover a formação de docentes para o ensino de libras, foi instituído por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e mantém 18 polos. Em 2010, dois novos cursos letras-libras foram criados pelas instituições federais de Goiás e Paraíba, nas modalidades presencial e a distância.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) criou o curso de pedagogia bilíngue libras-língua portuguesa, buscando expandir a educação inclusiva e que conta com a matrícula anual de estudantes surdos e ouvintes.
Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS). Até 2010, foram realizadas cinco edições do exame, em todo território nacional, certificando 6.100 profissionais.
O panorama da inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas comuns da rede pública vem se modificando. O número de matrículas de estudantes, público alvo da educação especial em classes comuns, passou de 28%, em 2003, para 74%, em 2011. No mesmo período, o número de escolas de educação básica com matrículas de estudantes público alvo da educação especial passou de 13.087, em 2003, para 93.641 escolas no ano passado.
http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/26863-ha-10-anos-a-lingua-brasileira-de-sinais-promove-inclusao
http://www.notisurdo.com.br/noticias/antonio4.html
PORTO VELHO >> SURDOS CHAMAM ATENÇÃO PARA LEI DE LIBRAS - LEIA!
Com pinturas de grafite, desenhos, danças e peças de teatro, centenas de surdos e mudos coloriram a Praça Getúlio Vargas, em Porto Velho, nesta terça-feira (24). A manifestação cultural "Libras é 10", que acontece durante todo o dia, comemora os dez anos de criação da Lei 10.436, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Para a presidente da Associação de Professores, Parentes e Interpretes de Surdos – APPIS, Ariana Boaventura, a criação da Lei de Libras foi uma conquista para a comunidade surda, com o direito de ter interpretes em sala de aula e a garantia de livre acesso a língua de sinais. No entanto, ainda falta alguns pontos a serem cumpridos como: a capacitação com mais horas de duração para interpretes e professores, contratação de mais profissionais para educação de alunos surdos e melhor adaptação das escolas.
O evento reúne cerca de mil pessoas e conta com a participação da Associação de Professores, Parentes e Interpretes de Surdos – APPIS, Associação de Surdos de Porto Velho – ASPVH e Ponto de Cultura ACME.
A ação faz parte da manifestação que acontece, simultaneamente, em todo pais. Em Brasília, a presidente da ASPVH, Indira Moura, representa Rondônia no movimento que reúne representantes surdos de todos estados e deve entregar à Presidenta Dilma Rousseff, um documento com a proposta da escola bilíngue. Em 24 de abril de 2012
http://www.centralrondonia.com.br/noticias/ler/id/4442
Conjunto musical formado por surdos mostra superação de alunos em MT
Atualizado 24/04/2012 às 14h49
Redação
Alunos aprendem nas aulas a tocar vários instrumentos. Mesmo sem poder ouvir, todos integrantes tocam em conjunto.
Conjunto musical formado por surdos mostra superação de alunos em MT
Uma banda composta por pessoas com deficiência auditiva tem ganhado destaque em Tangará da Serra, cidade a 242 quilômetros de Cuiabá. Segundo o maestro Toni Carlos, os 'Absurdos', nome bem humorado da banda, querem mostrar o que se pode alcançar quando a força de vontade encontra o apoio de uma mão amiga.
O trabalho é pioneiro porque mesmo sem poder ouvir, todos os integrantes tocam instrumentos musicais em conjunto.
"Existe a limitação, daí vem a superação. Geralmente a gente encontra muita dificuldade. A gente erra muito para chegar em um ponto e acertar, porque como é um trabalho pioneiro, nós não temos referência de como fazer. Depois que a gente encontra um jeito de como fazer, fica tudo perfeito", disse o maestro da equipe.
Há 12 anos, Toni Carlos começou uma especialização em Educação Especial. No entanto, ele afirma que logo no primeiro dia do curso o professor o atentou para o fato de que não tem como ensinar música para surdos. "Ele chegou a essa conclusão. Com isso, logo eu estaria desistindo desse projeto. Mas esse relato me tocou profundamente. Me aguçou a ideia de que ele estava errado e que isso era sim possível", relatou Toni Carlos.
Após o curso, Toni Carlos conseguiu montar a banda, mas em 2005 o sonho de todos os integrantes ficou interrompido por sete anos por falta de apoio. Agora, os músicos do conjunto voltaram a fazer o que gostam.
Por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a tecladista Jaiana, que está no projeto desde 2001, afirmou que pode até não ouvir, mas sente aquilo que toca. "A paixão começou quando comecei a aprender aos poucos. Eu gostei de tocar teclado, sentindo a vibração do contra baixo. Eu toco e posso fazer sem ouvir, porque sinto o som através da vibração e toco. Isso é superação", ressaltou a tecladista.
Fonte: MT Agora - G1 http://www.mtagora.com.br/noticia/2432/entretenimento/conjunto-musical-formado-por-surdos-mostra-superacao-de-alunos-em-mt.html
Curiosidade e Sábia???
http://editora-arara-azul.com.br/novoeaa/revista/?p=105