terça-feira, 3 de agosto de 2010

Educação Inclusiva no ensino superior: o que fazer?



Amigos, permítanme compartir un artículo que escribí en el boletín informativo REDEM:





            Por: Saulo César da Silva  
            Miembro Consultor REDEM en Brasil 



Muito se tem discutido a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do Brasil.  Recentemente, o MEC lançou diversas campanhas para esclarecer e informar a sociedade a respeito desse novo paradigma: a Educação Inclusiva, baseada no conceito de Escola para Todos. 

Mudanças significativas já podem ser observadas como, por exemplo, a oferta de cursos para a capacitação de professores, adaptação curricular, arquitetônica entre outras conquistas. 

Porém, nesse processo de consolidação cidadã, alguns pontos ainda requerem  atenção, remetendo-nos a diferentes reflexões. Nessa perspectiva, pode-se questionar: como está o processo de inclusão do aluno universitário com necessidades educacionais especiais?
Esse tema, embora fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade verdadeiramente justa, ainda se restringe a fóruns específicos, deixando as mídias mais populares de fora e consequentemente o grande público. 

No atual contexto, onde cidadania, ética e respeito ao outro tornaram-se a tônica das políticas de desenvolvimento de uma economia socialmente responsável, a Universidade surge como sujeito de sua própria história, na qual o conhecimento  deverá ser participativo e transformador. 

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