Amigos, permítanme compartir un artículo que escribí en el boletín informativo REDEM:
Por: Saulo César da Silva
Miembro Consultor REDEM en Brasil
Muito se tem discutido a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do Brasil. Recentemente, o MEC lançou diversas campanhas para esclarecer e informar a sociedade a respeito desse novo paradigma: a Educação Inclusiva, baseada no conceito de Escola para Todos.
Mudanças significativas já podem ser observadas como, por exemplo, a oferta de cursos para a capacitação de professores, adaptação curricular, arquitetônica entre outras conquistas.
Porém, nesse processo de consolidação cidadã, alguns pontos ainda requerem atenção, remetendo-nos a diferentes reflexões. Nessa perspectiva, pode-se questionar: como está o processo de inclusão do aluno universitário com necessidades educacionais especiais?
Esse tema, embora fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade verdadeiramente justa, ainda se restringe a fóruns específicos, deixando as mídias mais populares de fora e consequentemente o grande público.
No atual contexto, onde cidadania, ética e respeito ao outro tornaram-se a tônica das políticas de desenvolvimento de uma economia socialmente responsável, a Universidade surge como sujeito de sua própria história, na qual o conhecimento deverá ser participativo e transformador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário