sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fw: CONSOLIDAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 
 
From: COMUNIDADE
Sent: Friday, February 10, 2012 5:46 PM
Subject: CONSOLIDAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
 
 
 
                                

                                    CONSOLIDAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

             A mais completa obra contendo todas as leis aplicáveis nas relações juspedagógicas

       O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação acaba de lançar uma nova edição da Consolidação da Legislação da Educação Brasileira, reunindo, em texto único, quase 100 leis que vigoram em nosso País.
 

            É um trabalho inédito resultante de uma exaustiva pesquisa ao longo de mais de meio século (a mais antiga lei que ainda tem eficácia é de 1947).
 

      São mais de 350 páginas com a íntegra das leis federais aplicáveis nas relações entre alunos, escolas, governo e demais setores da sociedade.

Investimento

Existem duas formas de edição: em CD-ROM e  impressa
R$ 50,00 (remessa em CD)

R$ 170,00 (remessa em material impresso)

R$ 200,00 (remessa das duas versões)

 Orientações para adquirir a obra

   1. - Preencha a ficha abaixo e clique no item "ENVIAR". Logo a seguir o IPAE encaminhará nota para fins contábeis e
    procederá o envio, pelos correios, do material e eletronicamente um link para acesso imediato.

   2. - Efetue depósito no Banco Itaú S/A (conta nº 32079-1 agência 6002, em nome de Instituto de Pesquisas Avançadas
      em Educação) e informe-nos pelo e-mail
instituto@ipae.com.br ou mande cheque nominal ao Instituto de Pesquisas
    Avançadas em Educação para a Avenida Rio Branco, 156  - Conjunto 1.926 - (CEP 20040-901) Rio de Janeiro.
    Logo a seguir o IPAE remeterá a Consolidação juntamente com a nota para fins contábeis.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Instituto de Pesquisas e Administração da Educação

Av. Rio Branco, 156 - Conjunto 1.926 - Centro - CEP 20040-901 – Rio de Janeiro – RJ

www.ipae.com.br  e-mail  instituto@ipae.com.br

(21) 3905-0964

   

 

Ficha de Aquisição CONSOLIDAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

Instituição -

Endereço -

Cidade - UF - CEP -

CNPJ - Inscrição -

Site - E-mail -

Responsável pelo pedido Cargo -

Valor do pedido - R$50,00 remessa em CD ROM  R$170,00 remessa na versão impressa  R$ 200,00 remessa nas duas versões (impressa + CD ROM)

Data - //11        Assinatura -

 

  

Fw: Programa Viver sem limites começa a oferecer linha de crédito a juros baixos

Repassando
 
Sent: Friday, February 10, 2012 5:02 PM
Subject: Programa Viver sem limites começa a oferecer linha de crédito a juros baixos
 

 

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

Programa Viver sem limites começa a oferecer linha de crédito a juros baixos

10.02.2012

Versão para impressão: com imagens | sem imagens
Enviar esta notícia por e-mail

 

Brasília – Pessoas com deficiência física ou seus representantes vão poder contratar linha de crédito pelo Banco do Brasil de até R$ 30 mil, com juro de 0,64% ao mês e até 60 meses de prazo, para aquisição de equipamentos destinados à melhoria da qualidade de vida. O benefício foi aprovado no mês passado pelo Conselho Monetário Nacional, que estendeu as operações do microcrédito às pessoas portadoras de deficiência física.
O contratante deverá ter renda mensal de até dez salários mínimos (R$ 6.220) e haverá carência de 59 dias para o vencimento da primeira mensalidade. Poderão ser comprados com o dinheiro cadeiras de roda, computadores ou tablets, sotfwares específicos para esse público, impressoras e quaisquer utensílios que melhorem a mobilidade ou o conforto dos deficientes. A linha BB Crédito Acessibilidade foi aberta hoje (9), em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Ao participar do evento, a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que  haverá continuidade no apoio a esse público, que se insere no Programa Viver sem Limites, lançado em novembro do ano passado. Para a secretária, a iniciativa segue o conceito de que "podemos e devemos criar uma sociedade inclusiva, sem limites. As pessoas com deficiência estão plenamente capacitadas a exercer diferentes e amplas funções na sociedade, pois não há limite para o ser humano".
Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física, Antônio José Ferreira, a linha de crédito é o primeiro passo para acesso aos benefícios do Programa Viver sem Limites, que "assegura que os deficientes tenham mais direitos". O Programa Viver sem Limites envolve 15 ministérios, que fazem o monitoramento do apoio às pessoas com deficiência. Ele contém quatro eixos, que são o acesso à educação, à saúde, à inclusão social e à acessibilidade.
Ferreira prevê que muitos empresários vão investir em inovação nessa área pois, hoje, só existem cerca de 50 empresas que trabalham com equipamentos especializados nessa área. "O microcrédito vai estimular o mercado para a produção de novos equipamentos, aquecendo a venda e os serviços com o uso de tecnologias assistivas", previu.
Para o cadeirante Wanderley Marques de Assis vai ser importante a possibilidade de financiar cadeiras motorizadas, órteses e próteses, aparatos tecnológicos que melhoram a qualidade de vida do deficiente. Segundo ele, o microcrédito vai facilitar a adaptação de veículos, que é uma tecnologia cara.
A deficiente visual Gorete Cortez elogiou a medida, lembrando que o uso de tablets, impressoras especiais e outros utensílios modernos podem ajudar também os surdos-mudos. Alvaro Pereira é cadeirante e também gostou da medida. Ele lembrou que os deficientes físicos, no dia a dia, precisam de andadores, muletas ou bastões, instrumentos que agora vão poder ser adquiridos com juros baixos, semelhantes aos da caderneta de poupança.

09/02/2012 - 15h20
Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina

Site:          www.icepbrasil.com.br
Email:        icepbrasil@icepbrasil.com.br
twitter:       www.twitter.com/icepbrasil
Telefone:    61 3031 - 1700

 


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email icepbrasil@icepbrasil.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ICEPBRASIL respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fw: Serviço Público de Equoterapia

Repassando
 
Sent: Thursday, February 09, 2012 10:11 AM
Subject: Serviço Público de Equoterapia
 

 

 

 


 

 

 



Prefeitura inicia Serviço Público de Equoterapia para pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Paulo assinou um convênio com o Centro Social Nossa Senhora da Penha (Cenha) para a realização de equoterapia na rede municipal. Serão 60 vagas oferecidas gratuitamente a pessoas com deficiência encaminhadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

Na manhã desta sexta-feira (3/2), o prefeito de São Paulo esteve no Centro Social Nossa Senhora da Penha (Cenha), na Zona Leste da capital, para assinar convênio das   secretarias  municipais da Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) com a entidade para a realização de equoterapia na rede municipal. São 60 vagas oferecidas gratuitamente a pessoas com deficiência encaminhadas pela SMS.

 

 

"Esse novo serviço é uma ampliação do atendimento prestado a essa comunidade de jovens e crianças com algum tipo de limitação e que precisam desta assistência. A Prefeitura admira todo o trabalho feito pelo CENHA e sempre esteve ao lado do centro, com a assinatura de convênios para que possamos atender cada vez mais o maior número de pessoas", afirmou o prefeito.

 

No convênio firmado entre a entidade e as secretarias fica estabelecido que os encaminhamentos e o custeio dos atendimentos serão atribuídos à SMS. Inicialmente serão oferecidas 60 vagas para o tratamento a pacientes de Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR) de três coordenadorias de saúde da cidade: Sudeste, Leste e Norte. A previsão é que o serviço seja ampliado para outras regiões da cidade.

 

 

Na modalidade de equoterapia serão 12 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, 60 atendimentos semanais e 240 mensais. Esse método terapêutico é considerado uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores – distrofias, esclerose múltipla, sequelas de paralisia cerebral, AVC, entre outros – a equoterapia também traz bons resultados no aumento da autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e sociabilização das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

 

"Após o início do tratamento percebi avanços significativos, principalmente na coordenação motora do Luiz Gustavo, que com a equoterapia ganhou mais equilíbrio, força muscular e raciocínio. Todo esse conjunto faz com que ele sinta bem melhor em todas as suas atividades", declarou Fernanda Pestana, mãe de Luiz Gustavo, que pratica a equoterapia há quatro meses.

 

Até hoje, todo paciente que necessitava desse recurso terapêutico tinha de recorrer obrigatoriamente a serviços privados. Gradualmente, o serviço será ampliado para outros pontos da cidade.

 

"Hoje também inauguramos um prédio ao lado e um terreno de 2 mil m² doado pela Prefeitura no ano passado. A equoterapia vai possibilitar o atendimento  a 60 crianças carentes, sem custo para elas", ressaltou Abdo Antônio Hadade, presidente do Cenha.

 

Em outubro de 2011, a Prefeitura publicou um decreto autorizando a concessão de um terreno ao lado para a entidade. O local vai abrigar o projeto de ampliação da área de equoterapia.

 

Centro Social Nossa Senhora da Penha

 

O Cenha é uma entidade social de caráter filantrópico fundada em 1965, situada na rua Francisco Bueno, 384, Tatuapé, Zona Leste, que tem por objetivo o atendimento de crianças especiais carentes. Possui uma clínica que faz em média 2.000 atendimentos por mês e uma escola com 180 alunos especiais carentes.

 

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

A entidade educacional foi declarada de Utilidade Pública Municipal: Decreto nº 9027 de 01.10.70, Utilidade Pública Estadual: Diário Oficial de 09.12.71 e de Utilidade Pública Federal: Decreto nº 90935 de 12.02.85. No local são realizados trabalhos nas seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, contando com técnicos habilitados e comprometidos com esta problemática.

 

Para o desenvolvimento dos programas que realiza, o Cenha conta com algumas parcerias e convênios em instância Estadual: Hospital do Serviço Público Estadual (CEAME e METRUS) e em instância Municipal com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Assistência Social (SMADS).

 

Posse do Tribunal de Justiça Militar

 

Após lançar o serviço público de equoterapia, o prefeito participou da cerimônia de posse da presidência do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo para o biênio 2012/2013. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do tribunal à rua Dr. Vila Nova, na Vila Buarque, e contou com a presença de representantes do poder público. Foram empossados o juiz Orlando Eduardo Geraldi, como presidente, como vice-presidente, o juiz Evanir Ferreira Castilho, e o juiz Paulo Adib Casseb assume a função de corregedor geral.

 

Um abraço,

 

Raquel Senefonte Carreteio

Coordenadoria de Projetos de Inclusão

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

 

 

 

 

Fw: Fwd: [apilsbesp] Curso de Extensão em Tradução/Interpretação Libras Português: Intérprete Educacional

 
 
Sent: Wednesday, February 08, 2012 2:05 PM
To: 5310.daniel@bradesco.com.br ; ale_sianis@yahoo.com.br ; ale_sinais@yahoo.com.br ; Alessandra Scarpin ; Alexandre Melendes ; alexbetti@uol.com.br ; Amaral, Leandro Augusto do (BR - Sao Paulo) ; AnDrÉ Santos ; Andrea Venancino ; Andrey Cruz ; Andrey Gonçalves ; Andrey Gonçalves Batista ; Barbosa Joel ; Carla Nogueira ; Carla Nogueira 2 ; Carlos Junior ; carlosjorgewr@grupobrasil.org.br ; César Assis Silva ; claudia_hykw@yahoo.com.br ; Cristiane Esteves ; Cristiane Esteves de Andrade ; Daniel Luís De Paula ; Daniela Cury ; Danielle Mo ; Edely Pauli ; Edilson Walney ; edu_ruas74@hotmail.com ; Eduardo Ruas ; eleonoramioto@hotmail.com ; girafa74@yahoo.com.br ; Gisele Lima ; Guilherme Queiroz ; Juliana Barboza ; Juliana Fernandes ; Karina Vaneska ; Leandro Calbente ; leilaniaxavier@hotmail.com ; Luis Mauricio Rigato Vasconcelos ; Marcia Lugli ; Marcio Figueiredo ; mauriciorigato@gmail.com ; Paola Sotta ; Rafael Miguel ; Regiane Eufrasino ; Regina ; Renata Andrade ; Renato Luz ; Renato Rizzi ; Ricardo Izídio de Oliveira ; Rodrigo Abrantes ; Roseli Gonçalves ; sabrina.dr@bol.com.br ; Saulo Cesar ; Saulo Cesar Silva ; Silvia Estrela ; spirito.koro@msn.com ; Tarsila Mendonça ; thaís boueri de souza ; Thiago Lemes ; Thiago Lemes ; thysants@hotmail.com ; wil.interpretedelibras@gmail.com ; Yolanda Paula Souza ; zzlkelly@hotmail.com.br ; zzlkrlly@hotmail.com ; katiacacau@hotmail.com ; Vânia Santiago
Subject: Fwd: [apilsbesp] Curso de Extensão em Tradução/Interpretação Libras Português: Intérprete Educacional
 

DIVULGANDO....
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Vinicius Nascimento <vinicius_libras@yahoo.com.br>
Data: 8 de fevereiro de 2012 12:11
Assunto: [apilsbesp] Curso de Extensão em Tradução/Interpretação Libras Português: Intérprete Educacional
Para: "Fgo. Vinicius" <fgoviniciusnascimento@gmail.com>


 

Curso de Extensão em Tradução/Interpretação Libras Português: Intérprete Educacional - Instituto Singularidades

CURSO REFORMULADO - AGORA COM 130 horas.


1º Semestre/2012 - Módulo I
Disciplinas
Conteúdo
Total horas
Políticas Educacionais de Inclusão
- Educação Especial x Educação Inclusiva;
- Legislação, Diretrizes e Orientações do Ministério da Educação;
- Projetos de Educação Bilíngue;
16
Esfera escolar e atuação do Intérprete Educacional
- Ética
- Relações interinstitucionais
Relação Professor - Intérprete - Aluno Surdo
- Interpretação Simultânea e Consecutiva
 
16
Práticas Interpretativas I
 
- Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II
- Aspectos linguísticos, tradutórios e pedagógicos da interpretação
16
Práticas Interpretativas II
 
- Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação
- Aspectos linguísticos, tradutórios e pedagógicos da interpretação
16
2º Semestre/2012 - Módulo II
Aspectos biopsicossociais da surdez  
- Anatomia e fisiologia da audição
- Patologia da surdez
 
16
- Surdez, sociedade e escola
 
- Concepção médica-patológica da surdez
- Concepção sócio-antropológica da surdez
- Aquisição da linguagem e surdez
- Desenvolvimento da linguagem escrita do surdo
16
Práticas Interpretativas III
 
- Aspecto enunciativo-discursivo da tradução/interpretação
- Aspectos linguísticos da Libras
- Aspectos linguísticos do Português
- Verbo-visualidade no processo interpretativo
- Exercícios de interpretação – Libras – Português (versão voz)
 
 
16
Práticas Interpretativas IV
 
- Aspectos enunciativo-discursivo da tradução/interpretação
- Verbo-visualidade no processo interpretativo
- Exercícios de interpretação – Português – Libras
16
Estágio de observação
Observação de interpretação da libras em sala de aula
2
TOTAL DE HORAS
 
130
 
Público-alvo: Intérpretes, Pedagogos e profissionais de áreas afins com conhecimento intermediário em Libras.
Obs: A inscrição será efetuada mediante a aprovação em entrevista que visa avaliar a competência linguística em Libras.
 
Corpo Docente 
Prof. Ms. Marcus Vinícius Batista Nascimento
 
Profa. Ms. Neiva de Aquino Albres
 
Profa. Esp. Vania de Aquino Albres Santiago
 
Prof. Esp. Tiago Codogno Bezerra

INFORMAÇÕES:
Tânia Fukelmann Landau (Coordenadora Pedagógica)
Telefone: 3031-8854
tania@singularidades.com.br ou singularidades@singularidades.com.br

DIVULGUEM!!!!
http://www.singularidades.com.br/pagina.php?mpg_cod=86 
 
Vinícius Nascimento
Bacharel em Fonoaudiologia pela PUCSP - CRFa 17522
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP
Tradutor - Intérprete da Libras/Português/Libras - PROLIBRAS/MEC
( (11) 8413-0181
 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    .

    __,_._,___



    --
    Natalia Frazão
     

    Fw: CIPS Boletim Informativo n.º 21 - janeiro 2012

     
    Compartilhando
     
    Sent: Wednesday, February 08, 2012 2:41 PM
    Subject: CIPS Boletim Informativo n.º 21 - janeiro 2012
     

    Fw: Convite para participar de Grupos de Estudos

     
     
    From: COMUNIDADE
    Sent: Wednesday, February 08, 2012 2:44 PM
    Subject: Fw: Convite para participar de Grupos de Estudos
     
     

     
     
                                                                            
       

    Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2012

     

    Prezado(a) participante da Comunidade do IPAE

     

     

     

                                        O Instituto de Pesquisas e Administração da Educação abriu, há alguns anos,  a oportunidade para que  profissionais e instituições interessadas no desenvolvimento da educação se cadastrassem através da página eletrônica da entidade.

     

                                        Recebemos, com prazer, sua adesão à nossa Comunidade e temos disponibilizado um conjunto de oportunidades para o aprimoramento dos que integram o grupo, formado hoje por milhares de pessoas de todo o país.

     

                                        Os membros da Comunidade, segundo as regras estabelecidas,  têm direito, sem qualquer custo, a:

                a) acessar diariamente o Jornal da Educação, que transmite os mais importantes fatos que ocorrem no Brasil e no exterior;

                b) participar dos eventos virtuais realizados pelo IPAE. São seis séries, com transmissão pela internet: Conferência da Educação, Fórum de Direito Educacional, Seminário de Administração da Educação, Encontro de Educação a Distância, Fórum Permenente da Educação e Painel do Ensino Superior;

                c) receber as edições mensais do Educação em Foco e da Carta Mensal Educacional;

                d) ter acesso aos estudos técnicos feitos pela equipe do IPAE;

                e) ter prioridade na produção de e-books e audio livros editados pelo Instituto.

     

                                        Estamos iniciando um novo período letivo e gostaríamos de ampliar a interação entre o IPAE e os membros da nossa Comunidade. Com esse fim, abrimos vagas para ampliação dos grupos que estudam temas específicos.

                                        Estão atualmente em funcionamento três Centros de Estudos, a saber:

                1) Centro de Estudos em Direito Educacional;

                2) Centro de Estudos em Educação a Distância e

                3) Centro de Estudos em Administração da Educação

                4) Centro de Estudos sobre Violência na Educação

     

                                        Gostaríamos de lhe convidar a aderir a um dos grupos.

     

                                        Para tanto é necessário que seja remetida uma mensagem para o e-mail centrodeestudos@ipae.com.br até o dia 5 de março manifestando o seu interesse, constando naturalmente o seu nome, sua cidade e Estado e o nome da(s) instuição(ões) a que está vinculado(a).

     

                                        Julgamos importante frisar que os partícipes dos grupos não têm um compromisso com atividades e prazos; sabemos das naturais  ações que cada um dos integrantes da Comunidade possui e não seria razoável exigir atividades de forma compulsória.

     

                                        É conveniente lembrar que um dos objetivos dos Centros de Estudos é permitir que textos e indicações sejam direcionados de forma mais específica, tornando-os mais úteis para o desenvolvimento profissional.  Outro é, naturalmente, possibilitar debates sobre temas pontuais.

     

                                        Entendemos que essa é uma das formas mais adequadas para que o IPAE possa contribuir com a evolução dos que confiam suas atividades que visam o aprimoramento da qualidade da educação.

                                        Havendo alguma dúvida contate-nos pelo e-mail acima citado.

     

                                        Na expectativa de sua integração a um dos Centros de Estudos, firmamo-nos, cordialmente.

                                                                                                   

     

     

    João Roberto Moreira Alves

           Presidente

     
     
     

    Fw: A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil

     
     
    Sent: Wednesday, February 08, 2012 4:31 PM
    Subject: A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil
     
     
    A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil:
     
     

    ANDREI BASTOS
    (21) 2255-4775 / 9977-4276
    Skype e Twitter: andreibastos
    www.andreibastos.com.br/blog