quarta-feira, 14 de julho de 2010

A educação inclusiva e a universidade brasileira


A educação inclusiva e a universidade brasileira

Eniceia Gonçalves Mendes
Professora da Universidade Federal de São Carlos
In: Espaço, nº 18/19 (dezembro/2002 - julho/2003)
O presente artigo aborda o legado de 30 anos da história da institucionalização da educação especial no Brasil. As evidências apontam, como produto dessa história, a falta de acesso à escola, para a grande maioria da população de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, e a natureza excludente da atual rede de serviços. Questiona-se, a partir de então, se a filosofia de "integração escolar" chegou a ser implementada em nosso país e se há risco de o mesmo fenômeno de retórica ocorrer com a educação inclusiva. Discutem-se, ainda, as possibilidades da educação inclusiva na superação dos atuais problemas da área e a responsabilidade da universidade, enquanto agência de produção de conhecimento e de formação, em compor o esforço coletivo, juntamente com políticos, prestadores de serviços, familiares e indivíduos com necessidades educacionais especiais, para a construção da educação inclusiva no Brasil.

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