quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fw: Semana de Inclusão Senac (com audiodescrição!!!) - feira de oportunidades - cadastro de pessoas com deficiência para oferta de vagas

 
 
Sent: Wednesday, June 06, 2012 9:05 AM
Subject: Semana de Inclusão Senac (com audiodescrição!!!) - feira de oportunidades - cadastro de pessoas com deficiência para oferta de vagas
 

 

 

 

 

 


 

 

 

Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação - 7ª Edição

Evento com  interpretação em Libras e Audiodescrição

No período de 03 a 07 de julho o Senac Consolação realizará pelo 7º ano consecutivo a Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação. Um espaço de vivência, compartilhamento de experiências,  integração e reflexão em torno do tema inclusão social e educacional.

A cada nova edição, a base das discussões pautada no tema inclusão de pessoas com deficiência no ambiente educacional e organizacional vem sendo ampliada com o objetivo de envolver um número cada vez maior de interessados no tema Inclusão e Diversidade.

Aberto a gestores de recursos humanos e do 3º setor, educadores, estudantes, empresários e interessados no tema,  a edição 2012 terá como foco o  paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho.

As inscrições poderá ser feitas pelo portal do Senac www.sp.senac.br/consolacao

 

PROGRAMAÇÃO

3 a 6 de julho das 14h às 19h

Exposição da artista plástica Eliana Zagui, integrante da Associação de Pintores com a Boca e os Pés. (com audiodescrição)

Feira de Oportunidades – Espaço aberto para oferta de vagas e cadastramento de profissionais com deficiência, orientação aos candidatos com propostas de capacitação e apresentação do programa de bolsas de estudo do Senac.

Sexta-feira 06

18h às 19h – recepção dos participantes

19h às 21h – Mesa de debates: O paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho

Mestre de cerimônia:  Bia Paiva

Eliane Ranieri – Graduada em Letras com ênfase em Tradução & Interpretação Inglês e Espanhol. Teve sua formação corporativa feita na IBM Brasil e Exterior nas áreas onde atuou, desenvolvendo suas competências de negócios. Trabalha há 26 anos na IBM e durante sua trajetória profissional, atuou em diversas áreas, entre elas: Gerência de Processos, Auditoria, Gerência de Projetos e Operações de Negócios. Tem experiência em Educação de Lideranças, como facilitadora dos programas de desenvolvimento para gestão de pessoas. No início de 2012, assumiu a posição de Gerente de Diversidade & Inclusão para a IBM América Latina onde lidera funcionários em diversos países, tendo como missão garantir o entendimento da estratégia e políticas globais de Diversidade e a implementação dos programas nas localidades da América Latina.

Flávio Gonzalez, Psicólogo, Pós-Graduado em Psicossomática e Psicologia Clínica, Gerente de Processos de Inclusão da AVAPE - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, onde atua há 16 anos sempre na inclusão de pessoas e programas de responsabilidade social com foco na Diversidade Humana. Filiado à Relapro - Red Latinoamericana de Profesionales de la Orientación, palestrou em congressos, simpósios e diversas empresas como Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica, Comgás, Bombril, Karmann-Ghia do Brasil, APAS - Associação Paulista de Supermercados, OAB-SP, CST - Companhia Siderúrgica de Tubarão, ADM World Brasil , Votorantim entre outras. Autor do livro "O Brincar e o Viver", pela Job Editora, publicou diversos artigos em revistas e jornais. É professor, tendo ministrado aulas nos cursos de MBA de Gestão de Pessoas e Capital Humano e Gestão de Projetos na UNIABC, além de atuar no SENAC - SP e CRDA - Centro de Referência dos Distúrbios da Aprendizagem, em cursos de especialização em Educação Especial.

Julia Rosemberg Psicóloga pela PUC – SP, há dez anos atua em favor da valorização da diversidade. De 2002 a 2008 integrou a equipe do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT e lá foi co-coordenadora do projeto Valorização da Diversidade, consultoria à Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e coordenadora do programa de educação e do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, em parceria com o Banco Real. Em 2008, a pedido da OIT – Organização Internacional do Trabalho, redigiu o artigo Ações dos Empregadores Brasileiros na Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho, incluído na publicação Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho: avanços e desafios, lançada em 2010.  Desde 2008 é gerente de projetos da i.Social, onde auxilia empresas na tarefa da inclusão responsável de profissionais com deficiência, por meio da conscientização dialógica e de ações contundentes de responsabilidade social.

Ana Beatriz Pierre Paiva – integrante do Conselho de Administração da Carpe Diem, apresentadora e coautora do livro Mude seu falar que eu mudo meu ouvir

Sábado 07

Mestre de Cerimônia: Adriana Cristina Alves Inacio

9h30 às 11h – palestra Pessoas com Deficiência e Suas Interações no Mercado de Trabalho

Uma inclusão no mercado de trabalho dependerá também de uma boa convivência no ambiente profissional. Se o empregador e funcionários com ou sem deficiência se atentar para esse detalhe, mais que as metas produtivas, as interações sociais serão experiências enriquecedoras para todos os envolvidos no ambiente. Surgirão as aprendizagens mútuas entre todos os envolvidos no processo.

 

Emílio Figueira - Doutor em Psicanálise,  pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.

 

11h às 12h – Conversa com Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado

Eliana Zagui -  artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.

Paulo Henrique Machado - designer gráfico, desenvolvedor da arte utilizada nas peças de divulgação da Semana de Inclusão

 

13h30 às 15h palestra As diferenças e semelhanças entre ouvir e escutar

A partir de sua experiência e história de vida, de como se tornou surda oralizada e implicações na sua vida social e profissional depois disso, Lak abordará as dificuldades de adaptação de Surdos Oralizados e com implante coclear no ambiente educacional e profissional, uma vez que as pessoas não sabem como lidar ou abordar essa temática.

Lak Lobato: Formada em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi. Fotógrafa, publicitária, redatora, trabalha como analista de endomarketing em uma multinacional. Autora do blog "Desculpe, não ouvi!" sobre deficiência auditiva focada em oralização, uso de próteses auditivas e implante coclear. Assina uma coluna semanal sobre acessibilidade, no site "Acessibilidade Total" e na revista online "Acesso Total".

15h às 16h – palestra O diferencial e as diferenças no mercado de trabalho

Atualmente, ter um diferencial é um fator considerável para se obter êxito e sucesso no trabalho. Para tanto, é necessário saber lidar com pessoas diferentes, sejam elas com deficiência ou não.

 

Roseli Behaker Garcia – Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo (Usp), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Profissional da área de Recursos Humanos há 17 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação.  Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996. Atriz há oito anos pela Oficina dos Menestréis dirigida por Deto Montenegro, irmão do cantor, compositor e diretor teatral Oswaldo Montenegro. 

16h15 às 17h – Apresentação teatral do Projeto Mix Menestréis dirigida por Deto Montenegro

O Projeto Mix Menestréis possui um repertório de seis espetáculos musicais: "Noturno Cadeirantes", "Good Morning São Paulo Mixturéba", "Vale Encantado Mix", "Banquete da Vida" (este contemplado pelo Prêmio Funarte "Além dos Limites"), "Zoom" e a "Mansão de Miss Jane Mix". Um dos vários projetos que integram a Oficina dos Menestréis, empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social.

 

Evento gratuito

Entrada: 1 item de higiene pessoal (os itens arrecadados serão doados à Ong Novos Rumos – integrante da Rede Social Vila Buarque,  que dá assistência a pessoas em situação de rua)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário