quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fw: [Norton AntiSpam]Carta convocatória: Simpósios do I Congresso Internacional da Faculdades EST

 
 
Sent: Wednesday, May 30, 2012 11:36 AM
Subject: [Norton AntiSpam]Carta convocatória: Simpósios do I Congresso Internacional da Faculdades EST
 
Having trouble viewing this email? Click here to read this newsletter online

I CONGRESSO INTERNACIONAL
"Religião e Sociedade: desafios contemporâneos"

São Leopoldo/RS, Brasil, 10 a 14 de setembro de 2012


Carta convocatória

Prezados/as colegas/as, estudantes, pesquisadores/as,

De 10 a 14 de setembro de 2012, estará se realizando o I Congresso Internacional da Faculdades EST, no seu campus, em São Leopoldo, RS, Brasil. Reunirá 14 simpósios temáticos propostos pelos Grupos de Pesquisa atuantes na instituição, além do tradicional Salão de Pesquisa. O tema escolhido pelos Grupos de Pesquisa – "Religião e Sociedade: desafios contemporâneos" – é suficientemente amplo para permitir espaço para essa diversidade. Ao mesmo tempo, aponta uma direção. Ele indica a necessidade de não apenas fazer exegese histórica do que outrora se pensava para ser partilhado entre especialistas, mas a busca por formulações e ações para a transformação da sociedade. O estudo apaixonado se associa, no âmbito do Congresso, à análise objetiva enquanto os argumentos vão sendo testados pelos aportes interdisciplinares.

O Congresso é internacional em sua natureza. Contará com grupos de pesquisadores visitantes da África do Sul, da Alemanha, de vários países da América Latina, dos Estados Unidos, da Índia, entre outras nações e continentes. Serão oferecidas conferências com pesquisadores de renome, entre eles Dennis Smith, José de Souza Martins, Nico Koopman, Vítor Westhelle e Wanda Deifelt.

Haverá, ainda, mesas-redondas, comunicações, painéis, apresentações culturais, entre outras atividades. Gostaríamos de chamar sua atenção, especialmente, para os Simpósios Temáticos que estão recebendo inscrições para comunicações.


ST1 – VIII Simpósio de Ensino Religioso: Religião e Educação – Desafios contemporâneos

Coordenação: Prof. Dra. Laude Erandi Brandenburg e Prof. Dr. Remí Klein
Promoção: Grupo de Pesquisa em Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e Grupo de Pesquisa Educação Religiosa na Infância e Juventude

Descrição: O diálogo da Religião e da Educação mostra-se como um desafio contemporâneo a partir do papel e da expressão que a religião vem assumindo na sociedade atual e sua repercussão  na educação. Esse diálogo entre as duas áreas conflui na escola na área do Ensino Religioso em sua organização, epistemologia e sua práxis concernente.


ST2 – Simpósio sobre Questões religiosas contemporâneas
Coordenação: Prof. Dr. Oneide Bobsin e Ms. Alessandro Bartz
Promoção: Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo

Descrição: Fazendo coro à proposta do I Congresso Internacional da Faculdades EST, sob o enfoque da religião e sociedade, o Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo, NEPP, provoca os pesquisadores e as pesquisadoras a pensar as "questões religiosas contemporâneas". O ressurgimento do interesse pela pesquisa sobre religião, nas últimas décadas, reascendeu a discussão sobre os tradicionais paradigmas do estudo da religião e a superação das teses da secularização, da privatização e do fim da religião nas sociedades modernas. O campo religioso na atualidade é tratado como plural e multifacetado, o que justifica a variedade de interesses e enfoques nos campos de pesquisa. O ST "Questões religiosas contemporâneas" pretende acolher estudos e pesquisas sobre o fenômeno religioso na contemporaneidade, a partir de diversas perspectivas teóricas e metodológicas, reunindo pesquisas sobre as tradições religiosas contemporâneas, a dissolução das fronteiras, as relações com a sociedade, o Estado, a política, a mídia, saúde; o lugar das instituições religiosas no quadro de diversificação do campo religioso, diante das novas formas de crer, da subjetivação, da mobilidade e do trânsito religioso, das duplicidades e multiplicidades dos pertencimentos.


ST3 – I Simpósio de Homilética: A fé vem pelo ouvir: horizontes da teologia da proclamação na sociedade da informação
Coordenação: Prof. Dr. Júlio Cézar Adam e Prof. Ms. Verner Hoefelmann
Promoção: Grupo de Pesquisa Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade

Descrição: O primeiro simpósio de homilética tem como objetivo principal reunir homiletas do Brasil e da América Latina para reflexão e troca de experiências, visando aprimorar a atividade docente e a pesquisa na área da homilética e áreas afins (como comunicação, liturgia, música sacra e artes, etc.) despertando nos comunicadores da Palavra uma pregação bíblica, contextualizada e desafiadora, capaz de fazer diferença na sociedade da informação. Além disso, o simpósio oficializa e divulga a criação da Rede Latino Americana de Homilética como espaço permanente de estudo, pesquisa e troca de experiências.


ST4 – Negritude: Questões afro-latino-americanas  e os desafios contemporâneos
Coordenação: Profa. Ms. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer e Prof. Marcos Rodrigues da Silva
Promoção: Grupo de Pesquisa Identidade

Descrição: O Simpósio Negritude: Questões afro latino americanas e os desafios contemporâneos objetiva fortalecer ações e atividades voltadas a temática, com a intenção de dar visibilidade ao tema em diferentes perspectivas: Educacional, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Movimentos Sociais Quilombolas e Formação Teológica. Além disso, apresentar, discutir e dar impulso conjunto às propostas, ações e atividades que estão sendo realizadas em diferentes espaços e ampliando redes de comunicação entre movimentos participantes.


ST5 – Simpósio: Práxis Social da Igreja (Diaconia): desafios contemporâneos
Coordenação: Prof. Dra. Márcia Paixão e Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto
Promoção: Grupo de Pesquisa Práxis Social da Igreja

Descrição: O simpósio tem por objetivo refletir sobre os desafios que a sociedade atual apresenta para a Igreja em sua vocação solidária e diaconal. Quais são as reais demandas e interpelações que a Igreja precisa perceber no contexto globalizado, neoliberal e pós-moderno a partir de sua responsabilidade pública?  No que se refere à fundamentação bíblico-teológica do desafio diaconal, cabe refletir sobre a tradução e a interpretação dos termos diakonia, diákonos e diakonein: será o tradicional servir em humildade a compreensão definitiva de diaconia ou podemos esperar novidades surpreendentes neste campo? Além disso, cabe aproximar a reflexão diaconal da reflexão sobre a teologia pública.


ST6 – Teologia pública – cidadania, interculturalidade e HIV/AIDS
Coordenação: Prof. Dr. Rudolf von Sinner e Prof. Dr. Roberto Zwetsch
Promoção: Grupo de Pesquisa Teologia Pública em perspectiva latino-americana

Descrição: Este simpósio propõe-se a aprofundar, de modo especial (mas não exclusivamente) num olhar comparativo entre Brasil e África do Sul, possibilidades e limites do conceito de teologia pública, com enfoque na cidadania, na interculturalidade e em HIV/AIDS. Nos dois países, essas temáticas específicas têm alta relevância: A temática da cidadania está em evidência nas jovens democracias pós-transição. Quanto às relações interculturais, trata-se de racismo e conflitos étnicos, bem como de sua superação, pretendendo-se analisar o papel da religião. Quanto à temática de teologia e HIV/AIDS, considera-se não apenas a questão da saúde em termos de tratamento médico, mas especialmente o problemático papel das igrejas cristãs e da teologia na estigmatização da pessoa com HIV/AIDS. Este simpósio também recebe contribuições em língua inglesa.


ST7 – Música e Cidadania
Coordenação: Prof. Dra. Laura F. S. da Silva


Descrição: O Fórum aqui proposto constitui-se em um espaço de exposição, diálogo, discussão e articulação da sociedade civil na formação de políticas para a música no âmbito da educação, da cultura e da saúde. Caracteriza-se pelo encontro da pluralidade e da diversidade sociocultural de ideias e práticas profissionais advindas de gerações de educadores musicais e de musicoterapeutas.  Tem por finalidade a participação democrática dos diversos segmentos sociais que integram a cadeia produtiva, criativa e formativa da música, visando desenvolvimento e o fomento das atividades socioculturais, religiosas, terapêuticas e educacionais ligadas à música.


ST8 – Apócrifos e Deuterocanônicos Hoje
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Arthur Dreher e Prof. Dr. Flávio Schmitt
Promoção: Grupo de Pesquisa Arqueologia e Religião

Descrição: A Faculdades EST é pioneira no Brasil e na América Latina na formação teológica. A área de Bíblia tem ocupado um lugar privilegiado neste cenário. Não obstante certo refluxo nos estudos bíblicos no Brasil e na América Latina, a Faculdades EST vive um momento novo e com ímpeto renovado no resgate da leitura bíblica comunitária em diálogo com a academia. O evento pretende reunir pesquisadores(as), docentes, discentes e demais interessados no tema, na pesquisa e na reflexão sobre a literatura bíblica e extrabíblica. A proposta é promover um espaço de reflexão e discussão do tema na pesquisa, na produção acadêmica e a recepção na academia, nas  igrejas e sociedade em geral. Duas são as razões principais que movem a realização do evento: primeira, ele é parte das atividades do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Religião. Segundo, a necessidade de resgatar os debates acadêmicos na Faculdades EST sobre temas e questões pertinentes ao estudo da Biblia em especial e de textos sagrados em geral.


ST9 – Interculturalidade e Teologia na América Latina
Coordenação: Prof. Dr. Roberto Zwetsch e Profa. Ms. Selenir Gonçalves Kronbauer
Promoção: Grupo de Pesquisa Identidade e Teologia Pública em perspectiva latino-americana

Descrição: Este Simpósio visa aprofundar a pesquisa iniciada no âmbito do Grupo de Pesquisa Interculturalidade na América Latina, com início formal em julho de 2011. Já existe muita pesquisa no âmbito da filosofia intercultural na e a partir da América Latina. No campo da teologia, porém, estão sendo dados os primeiros passos para a elaboração de uma teologia intercultural que acolha os desafios da realidade intercultural que vivenciamos em nossa região e a partir da inserção tanto da teologia quanto das igrejas nesse contexto. O Simpósio pretende abrir espaço para debater o conceito de teologia e interculturalidade com o aporte de pesquisadores/as que vem trabalhando esta relação em seus países. O desafio do diálogo intercultural exige uma acurada sensibilidade para as assimetrias entre culturas de tal modo que seja possível deixar-se interpelar pela cultura e a voz do outro. É o que pretende alcançar a proposta de uma teologia intercultural.
ST10 – Simpósio: Consumo e biopolítica: novas fronteiras da ética na sociedade brasileira
Coordenação: Ms. Willian Kaizer de Oliveira e Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper
Descrição: Em uma sociedade que vem apresentando sinais de consolidação da democracia e evidentes sinais de estabilização econômica e com comprovada mobilidade social, o tema consumo coloca-se como desafio para pensar o sujeito e a democracia, tomando como marco teórico os debates acerca da biopolítica.


ST10 Consumo e biopolítica: novas fronteiras da ética na sociedade brasileira
Coordenação: Ms. Willian Kaizer de Oliveira e Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper
Promoção: Núcleo de Estudos de Ética Contemporânea

Descrição: Em uma sociedade que vem apresentando sinais de consolidação da democracia e evidentes sinais de estabilização econômica e com comprovada mobilidade social, o tema consumo coloca-se como desafio para pensar o sujeito e a democracia, tomando como marco teórico os debates acerca da biopolítica.


ST11 – Religião, direitos humanos e tolerância no Brasil
Coordenação: Ms. Kathlen Luana de Oliveira e Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper
Promoção: Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos

Descrição: O simpósio pretende acolher trabalhos de pesquisa que procuram mapear o cenário dos direitos humanos no Brasil da perspectiva da presença das religiões no cenário de consolidação da democracia e tendo como referência as questões levantadas pela tolerância como possível marco teórico.


ST12 – Amor em sociedade: dos afetos às relações fundamentais
Coordenação: Profa. Dra. Karin Wondracek e Ms. Marcelo Saldanha
Promoção: Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Vida

Descrição: A temática do amor propõe estudá-lo em suas características originárias, como afeto fundamental para a condição humana e o tecido social. Amor e sociedade, amor em sociedade, e suas variantes desamor, ódio, indiferença, individualismo. O objetivo é, com os aportes da fenomenologia da Vida de Michel Henry e da fenomenologia da doação de Jean Luc Marion, refletir sobre esse afeto fundamental e constitutivo da nossa humanidade e da nossa sociedade. Em diálogo com a psicanálise, propor a dialética dos afetos que nos perpassam e suas singularidades na contemporaneidade.


ST13 – VIII Simpósio Internacional Aconselhamento e Psicologia Pastoral: Depressão e Culpa na religião e na sociedade contemporâneas
Coordenação: Profa. Dra. Karin H K Wondracek e Prof. Dr. Lothar C Hoch
Promoção: Grupo de Pesquisa Aconselhamento e Psicologia Pastoral

Descrição: As previsões alarmantes sobre o incremento da depressão nos levaram a pesquisar este tema em profundidade no simpósio passado. Agora, o objetivo é investigar as influências da religião e da sociedade atual sobre esta sombria previsão, especialmente no eixo da culpa. As perguntas norteadoras são: de que forma a religiosidade atual incrementa a culpa e depressão? De que forma a sociedade contemporânea produz modos de viver que impedem o humano nas suas características mais essenciais? Como articular religião, sociedade e suas culpas e depressões? Busca-se formas integradas de compreensão e de prevenção do adoecimento humano, formas menos neurotizantes de crer e viver, e seus reflexos nas políticas públicas.


ST14 – III Congresso de Gênero e Religião
Coordenação: Profa. Dra. Márcia Paixão e Profa. Dra Lori Altmann
Promoção: Núcleo de Pesquisa de Gênero

Descrição: O simpósio tem por objetivo aprofundar a reflexão acerca da temática Gênero/Estudos Feministas e sua interlocução com os desafios que a sociedade atual apresenta para o campo religioso e para vida cotidiana. Questões como tráfico humano, violência, empoderamento e sociedade de iguais são desafios da realidade e que permeiam o campo religioso e social, trazendo perguntas para as Igrejas, para o campo acadêmico e para as relações sociais no intuito de pensar e repensar os potenciais libertadores. Os atuais padrões do conhecimento ainda necessitam dialogar com as questões de Gênero e Feminismo para engendrar novas perspectivas e mudanças nas relações sociais contemporâneas.


ST15 – XI Salão de Pesquisa da Faculdades EST
Coordenação: Prof. Dr. Rudolf von Sinner
Promoção: Conselho de Pesquisa

Descrição: O Salão de Pesquisa da Faculdades EST continua se firmando como momento de apresentação de pesquisas em todos os níveis. Destinado especialmente a estudantes da graduação em teologia e musicoterapia e, igualmente, a estudantes da graduação de outros cursos e instituições, o Salão de Pesquisa é um ponto de encontro e debate de trabalhos de iniciação científica. A abertura para a riqueza e a diversidade de pessoas e temáticas mostra a importância que a instituição vem e continuará dando à pesquisa.

Os prazos para envio de propostas e inscrição são:

  • Inscrição para comunicação até 31 de maio

  • Divulgação do aceite para apresentação oral até 20 de junho

  • Envio do texto para publicação nos anais do evento até 31 de julho

  • Inscrição como participante ouvinte até 3 de setembro


Informações e inscrições via site: <http://www.est.edu.br/eventos/i-congresso-internacional/>.


Contamos com sua participação e alegremo-nos com sua presença no campus da EST em setembro!
 
Atenciosamente,

Prof. Dr. Rudolf von Sinner
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Coordenador do Congresso
E-mail: <congresso@est.edu.br>

Esta mensagem possui identificação do remetente, descrição do conteúdo e opção para cancelar o recebimento, não caracterizando SPAM.Cancelar sua inscrição ou entrar em contato envie e-mail para: <est@est.edu.br>


A Faculdades EST fica localizada na Rua Amadeo Rossi, 467, no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, a 500 metros da Estação São Leopoldo da Trensurb. Fone: 51 - 2111-1486 / Email: est@est.edu.br
Clique aqui para ser removido

Nenhum comentário:

Postar um comentário